Concluído trabalho de campo do Inquérito Serológico Nacional COVID-19
09-07-2020
O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) concluiu o trabalho de campo do Inquérito Serológico Nacional COVID-19 (ISN COVID-19), tendo sido recrutados para este estudo cerca de 2300 participantes, um número que ultrapassou o objetivo inicial proposto. Até ao momento, já foram analisadas mais de 600 amostras, prevendo-se que os primeiros resultados do ISN COVID-19 sejam divulgados até ao final do mês de julho.
Desenvolvido pelos departamentos de Epidemiologia e de Doenças Infeciosas do INSA, o ISN COVID-19 tem como objetivo avaliar a presença de anticorpos contra o novo coronavírus (SARS-CoV-2) responsável pela COVID-19 na população residente em Portugal e monitorizar a sua evolução ao longo tempo. Este estudo permitirá conhecer a prevalência de anticorpos anti-SARS-CoV-2 de modo a determinar a extensão da infeção na população, assim como determinar e comparar a seroprevalência de anticorpos em grupos etários específicos.
Este inquérito de base populacional, que prevê a realização de cinco estudos epidemiológicos transversais, permitirá também estimar a fração de infeções subclínicas e assintomáticas e monitorizar a evolução distribuição de anticorpos ao longo do tempo. Para a concretização do primeiro estudo, estava prevista a seleção de 2.070 pessoas de todas as idades que recorressem a um dos laboratórios ou hospitais parceiros deste estudo para realização de análises laboratoriais de rotina.
A recolha de amostras e dados do ISN COVID-19 decorreu durante as últimas 5 semanas, através da colaboração de 96 postos de colheita da Associação Nacional de Laboratórios Clínicos e de 18 hospitais do Serviço Nacional de Saúde, distribuídos por todo o Continente e Regiões Autónomas. Todas as amostras estão a ser processadas pelo Laboratório Nacional de Referência para o Vírus da Gripe e Outros Vírus Respiratórios do INSA, onde os níveis de anticorpos contra o SARS-CoV-2 são determinados por um teste serológico denominado ELISA (ensaio de imunoabsorção enzimático).
