Comissão de Ética do Instituto Ricardo Jorge promove webinares sobre ética e saúde ambiental

03-06-2021

A Comissão de Ética do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) promove, no mês de junho, dois webinares subordinados ao tema “Ética e Saúde Ambiental”. O primeiro terá lugar no dia 15 de junho com o objetivo de discutir as questões ético-ambientais fundamentais na criação de uma cultura de cooperação na área da Saúde Ambiental, enquanto que o segundo acontecerá no dia 17 de junho, com foco na proteção e disponibilização da água e na proteção da qualidade do ar. Ambos terão início às 10:30.

“Nestes tempos, a ética ambiental enfrenta enormes desafios. A ação humana, as exigências da contemporaneidade e de uma economia efervescente, inibem a preservação ambiental e a proteção da natureza. Por outro lado, tendo sido as características sociais que viabilizaram o desenvolvimento da Humanidade enquanto tal, é delas que dependemos hoje para impedir a irreversível destruição da biodiversidade necessária à sobrevivência”, explica Nina Sousa Santos, presidente da Comissão de Ética do INSA.

“A solidariedade, a justiça, a responsabilidade e a equidade são valores éticos fundamentais. A cooperação é a resposta, mas estará o Homem à altura deste desafio? As nações, as instituições, a cultura e a literacia dos povos estão conscientes e capacitadas para assegurar o futuro das próximas gerações? E como temos protegido dois dos elementos fundamentais – água e ar? O que é que as organizações podem empreender para recuperar e alcançar níveis aceitáveis de qualidade e disponibilidade destes recursos?”, questiona ainda Nina Sousa Santos, lançando os tópicos para a discussão a ter lugar em junho.

Ambos os webinares serão gravados para serem reproduzidos posteriormente e podem ser acompanhados através da plataforma online Teams. A participação nas sessões, que serão moderadas por João Paulo Teixeira, coordenador da Unidade de Investigação do Departamento de Saúde Ambiental do INSA (15 de junho), e por Paulo Diegues, Chefe de Divisão de Saúde Ambiental e Ocupacional da Direção-Geral da Saúde (17 de junho), não carece de inscrição, bastando para tal aceder às ligações para o dia 15 de junho, e para o dia 17 de junho, respetivamente.

imagem do post do Comissão de Ética do Instituto Ricardo Jorge promove webinares sobre ética e saúde ambiental