Comissão de Ética do Instituto Ricardo Jorge promove webinar sobre prioridades da bioética em Portugal

14-01-2022

A Comissão de Ética do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) promove, dia 27 de janeiro (10:30), um webinar subordinado ao tema “Prioridades da Bioética em Portugal: a visão do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida (CNECV) e da Comissão de Ética para a Investigação Clínica (CEIC)”. O evento, que será gravado com vista à sua reprodução, é de assistência livre através da plataforma online Teams, sendo que o acesso à reunião pressupõe consentimento para efeitos do Regulamento Geral da Proteção de Dados.

A iniciativa tem como objetivo contribuir para a reflexão sobre as prioridades da Bioética em Portugal que deverão ser tidas em conta como linhas de orientação para os membros da comunidade científica no desenvolvimento da sua atividade de investigação. O evento contará com a participação de Maria do Céu Patrão Neves, Presidente do CNECV, entidade máxima no âmbito da bioética, e de Alexandra Ribeiro, Presidente da CEIC, organismo com competências específicas na área da investigação biomédica.

O programa do webinar prevê a apresentação de duas comunicações intituladas “A missão do CNECV na intervenção cívica” e “O papel da CEIC”. A sessão, que contará ainda com a moderação de Helena Borba e conclusões proferidas João Vaz Rodrigues, ambos membros da Comissão de Ética do INSA, não carece de inscrição, bastando para tal aceder à seguinte ligação.

A Comissão de Ética para a Saúde (CES) do INSA tem como funções zelar pela observância de padrões de ética no exercício das ciências médicas, de forma a proteger e garantir a dignidade e integridade humanas, procedendo à análise e reflexão sobre temas da prática médica que envolvam questões de ética. Os seus pareceres não têm caráter vinculativo, sem prejuízo do determinado no regime legal relativo a ensaios clínicos em seres humanos.

imagem do post do Comissão de Ética do Instituto Ricardo Jorge promove webinar sobre prioridades da bioética em Portugal