Comissão de Ética do Instituto Ricardo Jorge promove curso sobre ética na investigação científica

16-11-2022

A Comissão de Ética do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), em colaboração com o Conselho Científico do INSA, vai promover quatro sessões de formação sobre ética na investigação científica. A iniciativa decorre em formato online nos dias 22, 23, 24 e 25 de novembro e visa abordar os aspetos mais importantes que o investigador principal e a sua equipa devem salvaguardar quando estão a preparar e a delinear a metodologia, estrutura e operacionalização do projeto de investigação.

Tendo essencialmente como destinatárias pessoas que participam no processo de investigação científica, independentemente da área de investigação e do grau académico, este curso terá como linhas gerais a integridade científica e o conflito de interesses e fará inicialmente uma abordagem aos princípios éticos, com destaque para a vulnerabilidade e a precaução, revisitando as declarações de vontade assentes no consentimento e assentimento, e a proteção da privacidade e dos dados pessoais e de saúde.

Os problemas éticos em investigação científica serão ponderados e debatidos de forma mais específica, bem como os dilemas éticos da genética clínica transversais à sociedade. No final, será dada atenção à instrução de projetos para apreciação numa Comissão de Ética.

Todas as sessões serão gravadas para serem reproduzidas posteriormente e podem ser acompanhadas através da plataforma online Teams. Para mais informações, consultar o programa provisório do curso ou a Plataforma de e-Learning do INSA.

imagem do post do Comissão de Ética do Instituto Ricardo Jorge promove curso sobre ética na investigação científica