Comemorações do Dia do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge – 2023

13-11-2023

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) assinalou, dia 10 de novembro, o seu 124.º aniversário. O programa das comemorações, que contaram com a presença do Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, teve como ponto alto a Conferência-debate “Alimentação e Sustentabilidade”, proferida por João Breda, senior advisor da Divisão de Sistemas e Políticas de Saúde da Organização Mundial da Saúde para a região europeia (OMS Europa), e por Válter Fonseca, technical officer da Divisão de Sistemas de Saúde do Gabinete Europeu da OMS para a Qualidade em Saúde (Atenas/Grécia).

A Conferência-debate “Alimentação e Sustentabilidade” contou ainda com um painel de discussão, constituído por Rita Sá Machado (Diretora-Geral da Saúde), Susana Guedes Pombo (Diretora-Geral de Alimentação e Veterinária), Maria de Jesus Tavares (Diretora do Laboratório de Segurança Alimentar da ASAE), Liliana Sousa (Bastonária da Ordem dos Nutricionistas) e Pedro Graça (Diretor da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto). Este painel de discussão teve como moderadora Ana Maria Correia, Diretora do Centro de Saúde Pública Doutor Gonçalves Ferreira – Delegação do INSA no Porto.

No discurso de abertura da sessão comemorativa, Fernando de Almeida, presidente do Conselho Diretivo do INSA, destacou “o papel relevante, determinante e estratégico para o país deste laboratório de Estado e instituto nacional de saúde”, realçando também a necessidade de “investir na consistência do saber e da competência cientifica e técnica, mas, sobretudo, na estabilidade dos recursos humanos, financeiros, infraestruturas e equipamentos do INSA”, acrescentou.

Fernando de Almeida relembrou, à imagem do que fizera em 2022, a urgência da “definição do novo estatuto do INSA dentro do arco do SNS” para que a instituição “não esteja dependente de critérios de gestão casuística seja da sua missão, seja de financiamento”. “É premente uma nova governança e um novo modelo de financiamento que possa incluir, a contratualização da nossa missão e adoção de contratos programa, por exemplo”, concluiu.

Presente na sessão de abertura das comemorações do 124º aniversário do INSA, o Ministro da Saúde sublinhou “o papel estruturante do INSA tanto nas situações de emergências sanitárias – como na pandemia de COVID-19 – como no dia-a-dia, assumindo que se trata de “um parceiro estratégico, decisivo, na resposta laboratorial e na contribuição para a vigilância epidemiológica daquela doença e de muitas outras, apoiando o Ministério da Saúde e as autoridades de saúde na investigação de surtos, na resposta a emergências de saúde pública”.

Nesse sentido, o governante reconheceu “o desafio de conseguir manter e atrair profissionais qualificados para todas estas matérias”, e manteve “o compromisso de melhorar as condições de trabalho dos profissionais das diferentes carreiras e instituições”, antes de terminar com um agradecimento “aos profissionais do INSA, que são o coração desta casa, uma das caras da saúde pública de Portugal”.

Assista aqui à sessão comemorativa do 124.º aniversário do INSA.

imagem do post do Comemorações do Dia do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge – 2023