Comemorações do Dia do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge – 2022
16-11-2022
O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) assinalou, dia 15 de novembro, o seu 123.º aniversário. O programa das comemorações, que contaram com a presença do Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, teve como ponto alto a Conferência-debate “Alterações Climáticas – Impacto na Saúde”, proferida por Kamal Mansinho, médico infeciologista, Diretor do Serviço de Infeciologia do Centro Hospitalar Lisboa Ocidental e Professor Convidado do Instituto de Higiene e Medicina Tropical.
A Conferência-debate “Alterações Climáticas – Impacto na Saúde” contou ainda com um painel de discussão, constituído por Felisbela Lopes (Professora e Investigadora da Universidade do Minho), Jorge Miguel Miranda (Presidente do Conselho Diretivo do Instituto Português do Mar e da Atmosfera), Nuno Canada (Presidente do Conselho Diretivo do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária) e Nuno Lacasta (Presidente do Conselho Diretivo da Agência Portuguesa do Ambiente). Este painel de discussão teve como moderadora Cristina Abreu Santos, vogal do Conselho Diretivo do INSA.
No discurso de encerramento da sessão comemorativa, Fernando de Almeida, presidente do Conselho Diretivo do INSA, destacou “o papel relevante, determinante e estratégico para o país de um laboratório de Estado e de Instituto nacional de saúde como o INSA”, realçando também a necessidade de “repensar em definitivo o futuro da instituição”. “Precisamos de qualidade e dispositivos mais ágeis que nos permitam valorizar a nossa maior riqueza que são os nossos recursos humanos”, acrescentou.
Fernando de Almeida sublinhou ainda a urgência da “definição do novo estatuto do INSA dentro do arco do SNS” para que a instituição “possa contribuir, ainda com maior eficiência, efetividade e de forma justa, para a saúde dos portugueses e para o progresso científico e tecnológico nacional e internacional”. “Queremos uma nova orgânica que espelhe e equilibre as exigências de rigor e transparência impostas às entidades públicas, que agilize a resposta atempada às necessidades decorrentes da sua missão e que consagre a implementação de dispositivos que contribuam para a sustentabilidade financeira do INSA”, concluiu.
Presente na sessão de encerramento das comemorações do 123º aniversário do INSA, o Ministro da Saúde referiu-se à pandemia de COVID-19 para enfatizar a importância da “existência de um laboratório de Estado que se dedica aos temas da saúde pública”, destacando o papel do Instituto na “valorização e promoção do debate em torno do conhecimento”. Na ocasião, Manuel Pizarro saudou e homenageou a capacidade do INSA de aceitar e vencer novos desafios, dando como exemplo “a integração do Laboratório de Análises de Dopagem no instituto em tempo recorde, permitindo a Portugal manter a acreditação internacional neste domínio”.
No final da sua intervenção, o governante salientou ainda que “uma instituição que tem como patrono uma figura como o Dr. Ricardo Jorge, um homem à frente do seu tempo, é uma instituição inspirada por um lado positivo”, terminando com um agradecimento aos colaboradores do INSA pelo trabalho realizado “em prol da saúde dos portugueses e em nome do prestígio da instituição”.
Assista aqui à sessão comemorativa do 123.º aniversário do INSA.
