Autotestes passam a integrar a Estratégia Nacional de Testes para SARS-CoV-2

09-06-2021

Os autotestes à covid-19 vão passar a integrar a Estratégia Nacional de Testes para SARS-CoV-2, de acordo com norma publicada pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Esta é uma das metodologias laboratoriais para SARS-CoV-2 disponíveis em Portugal, que pode ser comprada em farmácias ou parafarmácias e que complementa a utilização dos restantes testes, não devendo ser considerada como teste de diagnóstico.

A orientação agora disponibilizada atualiza a norma de 26 de outubro de 2020, que formalizou a “Estratégia Nacional de Testes para SARS-CoV-2”, e estabelece também que os centros de saúde passam a poder realizar o rastreio a utentes assintomáticos se estes o consentirem. Paralelamente, as creches estão a partir de agora incluídas nos rastreios laboratoriais regulares, que já integravam estabelecimentos de educação e ensino.

Segundo a norma da DGS, os rastreios à covid-19 devem ser periódicos nos concelhos com incidência cumulativa a 14 dias superior a 120 casos por 100 mil habitantes, ou em concelhos com incidência cumulativa inferior, de acordo com a avaliação de risco epidemiológico a nível regional e/ou local pela Autoridade de Saúde territorialmente competente.

A Estratégia Nacional de Testes para SARS-CoV-2 tem como objetivos, através da utilização adequada de testes laboratoriais para deteção e isolamento precoce de casos, reduzir e controlar a transmissão da infeção por SARS-CoV-2, prevenir e mitigar o impacto da infeção por SARS-CoV-2 nos serviços de saúde e nas populações vulneráveis e monitorizar a evolução epidemiológica da doença.

Nesse sentido, foi constituída uma Task Force para a promoção da operacionalização da estratégia de testagem em Portugal, contribuindo assim para o controlo da epidemia da COVID-19 no País, através da promoção da testagem para SARS-CoV-2, sobretudo na identificação precoce de casos assintomáticos de forma ativa, como resultado de uma testagem intensificada e dirigida, complementada com a criação de todas as oportunidades de testagem, com o envolvimento interinstitucional.

imagem do post do Autotestes passam a integrar a Estratégia Nacional de Testes para SARS-CoV-2