Apresentação do Relatório “Infeção por VIH em Portugal 2023”

24-11-2023

A Direção-Geral da Saúde (DGS) e o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) divulgam, dia 27 de novembro (15:00), no auditório da Associação Abraço, em Lisboa, o relatório anual sobre a situação da infeção por vírus da imunodeficiência humana (VIH) em Portugal. O documento foi elaborado pela Unidade de Referência e Vigilância Epidemiológica do Departamento de Doenças Infeciosas do INSA, em colaboração com o Programa Nacional para as Infeções Sexualmente Transmissíveis e Infeção pelo VIH da DGS.

Este relatório apresenta os dados mais recentes referentes à infeção por VIH em Portugal, coligidos através das atividades de vigilância epidemiológica, mas também de iniciativas de prevenção, rastreio, combate ao estigma e discriminação. O evento, que contará com a presença da Diretora-Geral da Saúde, Rita Sá Machado, e da Secretária de Estado da Promoção da Saúde, Margarida Tavares, decorrerá em formato híbrido. Para assistir presencialmente (lugares limitados) deve inscrever-se aqui, e para assistir online deve acompanhar nas redes sociais aqui.

Além da apresentação do Relatório “Infeção por VIH em Portugal – 2023”, a cargo de Helena Cortes Martins (INSA) e Joana Bettencourt (DGS), o programa do evento prevê ainda uma mesa redonda intitulada 40 anos da infeção por VIH em Portugal, moderada pela jornalista Sara Tainha e que contará com a participação de Amílcar Soares (Associação Positivo), Representante das Pessoas que Vivem com VIH, Eugénia Saraiva (Liga Portuguesa Contra a SIDA), Representante das Organizações não-Governamentais, Fernando Maltez (Médico infeciologista), Representante dos Profissionais de Saúde, e Dulce Salzedas (Jornalista).

O INSA desenvolve, desde 1985, atividade na vigilância epidemiológica da infeção por VIH e SIDA, sendo atualmente a entidade responsável pela integração da informação relativa aos casos notificados, através dos sistemas SINAVE e SI.VIDA. Além de registar esta informação na base de dados nacional, é ainda responsável pela análise dos dados e a sua posterior divulgação, em articulação com o Programa Nacional para as Infeções Sexualmente Transmissíveis e Infeção pelo VIH da DGS.

imagem do post do Apresentação do Relatório “Infeção por VIH em Portugal 2023”