A HIPERTENSÃO ARTERIAL EM PORTUGAL

31-12-2016

Exposição do Museu da Saúde, inaugurada no dia 16 de setembro na Biblioteca Pública de Évora.A exposição A Hipertensão Arterial em Portugal – uma exposição do Museu da Saúde, inaugurou no dia 16 de setembro na Biblioteca Pública de Évora e foi integrada pela ARS Alentejo nas comemorações dos 35 anos do Serviço Nacional de Saúde.

Trata-se de uma exposição itinerante, que teve início em 2013 no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Saúde e apresenta um conjunto de acervo documental e museológico do Museu da Saúde relativo ao tema da Hipertensão Arterial (HTA), com o duplo objetivo de divulgar peças e documentos com valor histórico e de contribuir para a sensibilização do público para as causas e prevenção desta doença crónica.

Organizada em quatro núcleos, o primeiro é dedicado à apresentação de conceitos-chave relativos à HTA e ao papel do Estado no estudo e combate da doença. Num segundo núcleo,A Hipertensão Arterial em Portugal – uma exposição do Museu da Saúde são apresentados diversos trabalhos académicos de investigadores portugueses. A exposição continua com um terceiro núcleo dedicado às Organizações Científicas e da Sociedade Civil que se vêm dedicando ao estudo da HTA e ao apoio dos doentes. Termina com uma mostra de esfigmomanómetros do acervo do Museu da Saúde, com aparelhos da década de 1910 à atualidade (quarto núcleo), os quais materializam a história da medição da pressão arterial.

A exposição pode ser visitada entre os dias 16 a 30 de setembro, na Biblioteca Pública de Évora, Largo Conde Vila Flor, junto ao Templo Romano.

 

Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira das 9h30 às 18h00 – sábado das 10h00 às 13h00

imagem do post do A HIPERTENSÃO ARTERIAL EM PORTUGAL