50º aniversário da construção do edifício do Instituto Ricardo Jorge assinalado com mostra expositiva
13-11-2023
O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) celebra, em 2023, os 50 anos da construção do seu edifício sede com uma mostra expositiva do património edificado, móvel e artístico afeto às suas instalações na cidade de Lisboa. A iniciativa pretende sensibilizar a comunidade, em especial os colaboradores do INSA, para a importância e significado histórico da visão de “obra total” presente no edifício da instituição.
A participação nesta obra de arquitetos e artistas plásticos de grande relevância para a Arquitetura, o Design, a História da Arte e o Paisagismo em Portugal, nomeadamente António Pardal Monteiro (1928-2012), José Luís Amorim (1924-1999), Querubim Lapa (1925-2016), António Paiva (1926-1987) e Gonçalo Ribeiro Telles (1922-2020), confere especial pertinência ao estudo e à divulgação do projeto arquitetónico do INSA.
Com o objetivo de envolver os colaboradores do INSA na iniciativa, o Museu da Saúde promoveu, dia 6 de novembro, a atividade “15 minutos com o Museu à hora de almoço”. Na ocasião, todos os interessados puderam fazer um percurso guiado pelos núcleos expositivos da mostra, onde foi partilhada informação que permitiu aos presentes conhecer a história da construção do edifício do INSA.
O Museu da Saúde, criado em 2007, é uma unidade do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) e tem como objetivo preservar, inventariar e divulgar o património cultural português da saúde, que compreende objetos de natureza histórica, científica e artística. Por forma a cumprir a sua missão, o Museu cataloga, preserva e expõe espólios no âmbito da saúde e organiza exposições temporárias, potenciando o estatuto assumido pelo INSA em inúmeras atividades desenvolvidas no cumprimento das suas atribuições.
Desde 2017, parte deste património mostra-se na exposição “800 anos de saúde em Portugal”, patente no antigo edifício do Serviço de Neurocirurgia do Hospital de Santo António dos Capuchos, em Lisboa. O Museu da Saúde disponibiliza ainda um espaço virtual, que agiliza o acesso à sua coleção, através da plataforma InWeb e da iniciativa “Peça do Mês” que, mensalmente, destaca um objeto do seu acervo.
