Webinar “Ética e Comunicação em Ciência – a incerteza e a complexidade”: é já na próxima semana

30-03-2021

É já na próxima terça-feira, dia 6 de abril (10:30), que terá lugar o webinar “Ética e Comunicação em Ciência: a incerteza e a complexidade”, promovido pela Comissão de Ética do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA). O evento, que será gravado com vista à sua reprodução, é de assistência livre através da plataforma online Teams, sendo que o acesso à reunião pressupõe consentimento para efeitos do Regulamento Geral da Proteção de Dados.

“A comunicação em si é um exercício desafiante. Transmitir o conhecimento científico de modo compreensível e apreensível por todos, requer ainda a habilidade de transformar o complexo em simples, mantendo o tom apelativo e o fascínio pela descoberta, mas tem também a responsabilidade do impacte dessa informação nas diversas dimensões da nossa sociedade”, sublinha Nina Sousa Santos, presidente da Comissão de Ética do INSA.

“Porque a Bioética exalta a boa ciência, o objetivo do nosso próximo webinar é refletir sobre a comunicação da ciência num mundo dinâmico, em que a informação circula em cenários de incerteza e de complexidade”, explica ainda Nina Sousa Santos, que realça também a necessidade do emissor “fazer corresponder a mensagem a critérios de transparência, rigor e credibilidade, e de gerar a confiança na sociedade ou público-alvo a que se destina, respeitando os princípios da Bioética”.

programa do evento prevê a apresentação de duas comunicações intituladas “A mensagem técnica em modo simples” e “Comunicar o contributo cívico da ciência” da autoria, respetivamente, de Miguel Castanho, investigador do Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes, e António Granado, jornalista e professor da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. A participação no webinar, que será moderado por Peter Jordan, presidente do Conselho Científico do INSA, não carece de inscrição, bastando para tal aceder à seguinte ligação.

imagem do post do Webinar “Ética e Comunicação em Ciência – a incerteza e a complexidade”: é já na próxima semana