Vogal do Conselho Diretivo do Instituto Ricardo Jorge eleito vice-presidente da EuroHealthNet

06-07-2018

José Maria Albuquerque, vogal do Conselho Diretivo do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, foi eleito, por unanimidade, vice-presidente da European Network of Health Promotion and Public Health Agencies (EuroHealthNet), uma rede europeia de agências e instituições nacionais que visa a promoção da saúde e a equidade em saúde. A eleição decorreu durante a última reunião do Conselho Executivo da EuroHealthNet, que teve lugar, dia 4 de julho, em Bruxelas (Bélgica).

Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade de Lehigh (EUA), José Maria Albuquerque é vogal do Conselho Diretivo do Instituto Ricardo Jorge desde março de 2014, onde é responsável pela promoção e articulação das atividades de investigação e desenvolvimento, bolsas de investigação e capacitação de investigadores e técnicos, quer numa perspetiva interna quer no desenvolvimento de profissionais. É ainda responsável pela coordenação geral da divulgação da cultura científica, qualidade acreditação e certificação, entre outras atribuições.

Na mesma reunião, os membros do Conselho Executivo elegeram ainda Mojca Gabrijelčič, especialista em saúde pública do Instituto Nacional de Saúde Pública da Eslovénia, presidente da EuroHealthNet. Criada em 1996, a EuroHealthNet é uma rede europeia de agências e instituições nacionais sem fins lucrativos que tem como objetivo a promoção da saúde e a equidade em saúde entre e dentro dos países europeus, através da ação sobre os determinantes sociais da saúde.

Constituída por mais de 30 grupos de membros nacionais, a EuroHealthNet desenvolve o seu trabalho com parcerias e apoios aos Estados-membros da União Europeia e países associados através de políticas e desenvolvimento de projetos, redes e comunicações. Para tal, a EuroHealthNet mantém ligações com os governos nacionais e regionais, bem como com instituições europeias, procurando abordar os fatores que moldam as desigualdades sociais e de saúde, estimulando e apoiando a implementação de estratégias integradas que abordem os determinantes sociais da saúde.

imagem do post do Vogal do Conselho Diretivo do Instituto Ricardo Jorge eleito vice-presidente da EuroHealthNet