Vice-Presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Diretor da Escola Nacional de Saúde Pública do Brasil visitam Instituto Ricardo Jorge

08-02-2019

O vice-presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para a área do Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde, Marco Menezes, e o Diretor da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP), Hermano Castro, visitaram, dia 6 de fevereiro, o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA). Os responsáveis brasileiros estiveram reunidos com o presidente do Conselho Diretivo, Fernando de Almeida, e com a coordenadora do Departamento de Saúde Ambiental, Helena Rebelo.

A reunião de trabalho teve como principal objetivo identificar novas linhas de cooperação entre a Fiocruz e o INSA em áreas de interesse estratégico para as duas instituições, no panorama dos respetivos sistemas de saúde e de ciência e tecnologia, como seja a área da Saúde Ambiental, em particular ao nível dos determinantes sócio ambientais. Durante o encontro, no qual participou também o investigador da Fiocruz Frederico Peres, foram ainda abordadas, entre outras, questões relacionadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e aspetos práticos decorrentes da vontade das duas instituições em promoverem a realização de seminários conjuntos de investigação e desenvolvimento tecnológico.

A Fiocruz é uma instituição de ciência e tecnologia em saúde vinculada ao Ministério da Saúde. Tem como missão produzir, disseminar e compartilhar conhecimentos e tecnologias voltados para o fortalecimento e consolidação do Sistema Único de Saúde, que contribuam para a melhoria da saúde e da qualidade de vida da população brasileira, para a redução das desigualdades sociais e para a dinâmica nacional de inovação, tendo a defesa do direito à saúde e da cidadania ampla como valores centrais.

A ENSP tem como missão formar profissionais no campo da saúde pública, assim como gerar e compartilhar conhecimentos e práticas no sentido de promover o direito à saúde e a melhoria das condições de vida da população. A ENSP dedica-se, há mais de seis décadas, à formação profissional em saúde e ciência & tecnologia, atuando, de forma ativa, na investigação, desenvolvimento tecnológico, formulação de políticas públicas e prestação de serviços de referência em saúde.

imagem do post do Vice-Presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Diretor da Escola Nacional de Saúde Pública do Brasil visitam Instituto Ricardo Jorge