Surto de sarampo na Região Norte controlado

14-05-2018

O surto de sarampo ligado ao Hospital de Santo António, no Porto, está controlado, anunciou a Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, numa conferência de imprensa realizada, dia 10 de maio, no Salão Nobre do Hospital Santo António que contou com a participação do Presidente do Conselho Diretivo do Instituto Nacional da Saúde Doutor Ricardo Jorge, Fernando de Almeida. Na ocasião foi ainda anunciado que a Organização Mundial da Saúde (OMS) mantém Portugal com o estatuto de país com a doença eliminada.

“Estamos neste hospital para anunciar que, passados dois meses dos primeiros dois casos, foi possível controlar o surto de sarampo ligado a este hospital”, afirmou Graça Freitas, após a apresentação de um estudo sobre este surto de sarampo, que concluiu que foram identificados três surtos que se sobrepuseram no Porto. Até ao momento, há 111 casos de sarampo confirmados ligados a este surto na região norte e ainda há 24 casos em investigação.

“Uma ótima notícia é que, apesar de termos tido este surto, de acordo com os critérios da OMS, vamos continuar a manter o estatuto de país com a doença eliminada, ou seja, um país que, apesar de ter importado casos, ter tido cadeias de transmissão e ter tido um surto com alguma dimensão, foi capaz de o controlar e não tornar a doença outra vez endémica”, destacou. “A nível nacional, o dispositivo de saúde pública também foi ativado e entre a DGS e o Instituto Ricardo Jorge fizemos a coordenação nacional do surto, e é assim que um surto deve ser abordado, com todos”, acrescentou a responsável.

Outra das conclusões já retiradas deste surto é que há “uma mudança do paradigma epidemiológico e do paradigma desta doença”, porque a maioria dos infetados teve “uma sintomatologia muito ligeira e uma baixa capacidade de transmitir [o sarampo]”, por estarem vacinados, admitindo que se pode estar perante “uma nova forma da doença, com uma expressão clínica diferente da do passado” e que já se chama internacionalmente “sarampo modificado”. Dos 111 casos confirmados à data, 15 registaram-se em profissionais de saúde que não estavam vacinados, disse, reafirmando que “a grande mensagem a transmitir continua a ser para que as pessoas se vacinem”.

imagem do post do Surto de sarampo na Região Norte controlado