SETEMBRO 2020

31-08-2020

Espéculo de Cusco. N.º de inventário: MS.03556.

Proveniência: Coleção Portuguesa de Anestesia Dr. Avelino Espinheira.

Na sequência de outros espéculos desenvolvidos desde o início do século XIX, o médico parisiense Édouard Cusco (1819-1894) criou este modelo cerca de 1850, o qual se tornou bastante popular à época, continuando ainda hoje a ser utilizado. O instrumento abre como um bico de pato, regulado por um parafuso localizado ao nível do cabo, atuando como afastador vaginal.

O instrumento pertence à coleção de Anestesia a qual integra mais de 1000 instrumentos, máquinas, objetos, livros e memorabilia vária, provenientes do antigo Museu Português de Anestesiologia, criado pelo Doutor Avelino Fortes Espinheira. Doada ao Museu da Saúde, em 2016, pelos herdeiros deste médico-anestesista, a coleção retrata a história e a prática da anestesia e da medicina em geral, nos contextos nacional e internacional.

A escolha desta peça está relacionada com o Dia Nacional da Natalidade/Dia da Grávida, que se assinala a 9 de setembro, com o objetivo de reconhecer o papel das mães e dos casais grávidos no equilíbrio demográfico de Portugal.

imagem do post do SETEMBRO 2020