SETEMBRO 2017

12-09-2017

Fotografia. Nº de inventário: MS.01747.

Dimensões: 32,5 x 29,5 cm

Fotografia do Posto de Desinfeção Pública de Lisboa, construído, em 1894, nos terrenos da cerca do Convento das Francesinhas, junto ao Palácio de S. Bento. Tinha como atribuição a desinfeção de todos os materiais, habitações e outros locais que tivessem estado em contacto com doentes infetados com doenças de declaração obrigatória (febre tifoide, tifo exantemático, tuberculose, peste, cólera, entre muitas outras doenças infeciosas e/ou epidémicas).

Em 1929, é ampliado e reformulado e adquire o nome de Parque Sanitário de Lisboa. Os terrenos e estruturas do Parque Sanitário permanecem sob alçada da Direção-Geral de Saúde até 1993, altura em que dão lugar a novos edifícios do Instituto Superior de Economia e Gestão.

A fotografia faz parte de um conjunto de imagens do Parque Sanitário de Lisboa que representam as várias edificações, como, por exemplo, o armazém de material antiepidémico, o balneário, a lavandaria e as salas dos autoclaves. No Instituto de Medicina Preventiva e Saúde Pública da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa estão expostas reproduções destas fotografias, assim como outras do Posto de Desinfeção Marítima de Leixões, numa exposição organizada em parceria com o Museu da Saúde.

imagem do post do SETEMBRO 2017