Secretário Regional da Saúde dos Açores visita Instituto Ricardo Jorge

10-10-2018

O Secretário Regional da Saúde dos Açores, Rui Duarte Luís, efetuou, dia 9 de outubro, uma visita de trabalho ao Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo, em Lisboa. A visita teve como objetivo agradecer o trabalho de cooperação que o Instituto Ricardo Jorge tem desenvolvido com a Região Autónoma dos Açores (RAA) e apresentar o novo Diretor Regional da Saúde dos Açores, Tiago Lopes.

Durante a reunião de trabalho, na qual participaram além do Conselho Diretivo também outros quadros dirigentes do Instituto Ricardo Jorge, foram ainda abordadas novas formas de cooperação no futuro. Entre as várias áreas onde foi discutida a possibilidade de aprofundar a colaboração, destaque para o reforço da colaboração ao nível da Rede Nacional de Vigilância de Vetores (REVIVE) e do Inquérito Nacional de Saúde com Exame Físico (INSEF).

Nos últimos anos, o Instituto Ricardo Jorge e a RAA têm desenvolvido e estabelecido vários projetos de colaboração ao nível da capacitação de profissionais na área do diagnóstico laboratorial, vigilância epidemiológica, observação e monitorização do estado de saúde da população. Entre os vários estudos e projetos desenvolvidos, além do REVIVE e do INSEF, destaca-se ainda o Inquérito Regional de Saúde dos Açores, realizado pela Direção Regional da Saúde em parceria com o Instituto Ricardo Jorge.

Este inquérito, realizado ainda na fase inicial do Plano Regional de Saúde 2014-2016, teve como objetivo conhecer a saúde da população e avaliar o impacto das políticas de saúde regionais, designadamente no que respeita à promoção da saúde, à prevenção da doença, à garantia de acesso equitativo dos cidadãos aos cuidados de saúde e à adequação da alocação de recursos face às necessidades detetadas. Tratou-se de uma iniciativa pioneira, a nível nacional, pelo facto de, antes, nenhuma região ter aplicado um inquérito no início e no final da implementação de um plano regional de saúde.

imagem do post do Secretário Regional da Saúde dos Açores visita Instituto Ricardo Jorge