Responsável por sistema de vigilância do Instituto Ricardo Jorge participa em programa da RTP2 sobre acidentes em casa

10-05-2018

A responsável pelo sistema de vigilância EVITA, coordenado e promovido pelo Departamento de Epidemiologia do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, foi uma das convidadas da edição de 4 de maio do Programa Sociedade Civil, emitido na RTP2, subordinado ao tema “Acidentes em Casa”. Tatiana Alves explicou quais os principais objetivos deste sistema e sublinhou a importância da prevenção para evitar este tipo de acidentes.

O projeto EVITA (Epidemiologia e Vigilância dos Traumatismos e Acidentes) foi criado em 2000 na continuação do sistema ADELIA (Acidentes Domésticos e de Lazer – Informação Adequada) com o objetivo de contribuir para a vigilância dos Acidentes Domésticos e de Lazer (ADL). Esta vigilância é efetuada a partir da recolha de dados numa amostra de serviços de urgência do Serviço Nacional de Saúde, com vista a determinação das frequências e tendências respetivas, das características das vítimas, das situações e dos agentes envolvidos, assim como da identificação de situações de risco e de produtos perigosos.

Os ADL atingem os indivíduos ao longo de toda a sua vida, com relevo para as crianças e seniores. Os acidentes mortais são a face mais visível do fenómeno, mas por cada pessoa que perde a vida num acidente, muitas mais existem com incapacidade permanente e mais ainda, com incapacidade temporária, dando origem a elevadas perdas humanas, sociais e de produtividade.

Entre 2013 e 2015, o sistema EVITA registou 26.681 acidentes domésticos e de lazer. As lesões causadas por “queda” e verificadas em “casa” foram as mais frequentemente, sendo os grupos etários mais registados os correspondentes aos grupos de indivíduos dos 0 aos 14 anos e com 65 e mais anos. Com quase 250 mil fatalidades por ano, as lesões são a quarta causa de morte na União Europeia, depois das doenças cardiovasculares, cancro e doenças respiratórias, sendo que nas crianças, adolescentes e jovens adultos os acidentes são a principal causa de morte.

Para visualizar o Programa Sociedade Civil, emitido na RTP2, subordinado ao tema “Acidentes em Casa”, clique aqui.

imagem do post do Responsável por sistema de vigilância do Instituto Ricardo Jorge participa em programa da RTP2 sobre acidentes em casa