Responsável pelo Laboratório Nacional de Referência para o Vírus da Gripe e outros Vírus Respiratórios em entrevista ao canal S+

14-02-2020

Raquel Guiomar, responsável pelo Laboratório Nacional de Referência para o Vírus da Gripe e outros Vírus Respiratórios (LNRVG) do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, foi a convidada do programa “Saúde em Dia”, emitido recentemente no canal de televisão temático S+. A virologista do Instituto Ricardo Jorge abordou várias questões relacionadas com o novo coronavírus (Covid-19), desde medidas preventivas até ao seu diagnóstico laboratorial.

O Instituto Ricardo Jorge é nesta fase responsável pelo diagnóstico laboratorial de todos os casos suspeitos de infeção pelo Covid-19, através da metodologia de amplificação dos ácidos nucleicos, pela reação de polimerase em cadeia (PCR) em tempo real. O Instituto Ricardo Jorge tem também disponível a metodologia de sequenciação de nova geração, para a realização do estudo do genoma do novo coronavírus (análise filogenética e deteção de mutações).

O LNRVG faz parte, desde 1953, da rede de vigilância da gripe da Organização Mundial da Saúde, e integra a Rede Europeia de Vigilância da Gripe e de outros vírus Respiratórios do ECDC (Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças) que têm como um dos objetivos principais identificar e caracterizar os vírus influenza em circulação, assim como a deteção de vírus emergentes com potencial pandémico. O LNRVG é responsável pela Vigilância Epidemiológica da Gripe, em colaboração com o Departamento de Epidemiologia do Instituto Ricardo Jorge.

Para levar a cabo as suas tarefas de referência e vigilância, além do diagnóstico laboratorial, o LNRVG efetua a caracterização antigénica (isolamento em cultura celular) e a análise molecular dos vírus influenza (análise filogenética, pesquisa de mutações e substituições de aminoácidos). O LNRVG realiza ainda estudos de serologia humana para avaliação da resposta imunitária conferida pela vacinação ou por infeção natural pelo vírus influenza.

A experiência adquirida na área da vigilância e diagnóstico laboratorial da gripe e de outros vírus respiratórios é essencial para atuação no contexto do diagnóstico do novo coronavírus a nível nacional e internacional. Para assistir à entrevista de Raquel Guiomar, clique aqui.

imagem do post do Responsável pelo Laboratório Nacional de Referência para o Vírus da Gripe e outros Vírus Respiratórios em entrevista ao canal S+