Programa Nacional de Avaliação Externa da Qualidade Laboratorial: continuam abertas as inscrições para 2021

06-01-2021

Continuam abertas as inscrições para os 262 programas de avaliação disponibilizados pelo Programa Nacional de Avaliação Externa da Qualidade Laboratorial (PNAEQ) para o ano de 2021 nas áreas clínica, POCT (point of care test), genética, anatomia patológica, ecotoxicologia, microbiologias do ar, águas, alimentos e areias. Entre os novos programas, destacam-se, por exemplo, três programas de avaliação do desempenho laboratorial para o diagnóstico do SARS-CoV-2.

A participação no PNAEQ permite aos laboratórios, públicos e privados, monitorizar e implementar a melhoria da qualidade analítica. Com cerca de 300 participantes nos programas disponibilizados, o PNAEQ mantém consórcios e protocolos com entidades congéneres internacionais, além de contar com a colaboração de peritos nacionais e internacionais para a avaliação de resultados e a emissão de pareceres técnicos, bem como para a organização de estudos piloto e seleção de amostras controlo, incluindo casos de estudo com história clínica de interesse.

Criado em 1978, o PNAEQ promove, organiza e coordena, de forma independente, programas de avaliação externa da qualidade laboratorial. A participação dos laboratórios é voluntária e confidencial e, de um modo retrospetivo, permite a avaliação do desempenho e comparação entre pares, bem como a deteção de erros sistemáticos através da determinação em condições de rotina, de amostras de conteúdo desconhecido do laboratório, sendo assegurada, desta forma, a comparabilidade e uniformidade dos resultados dos laboratórios aderentes.

Através da avaliação retrospetiva, o PNAEQ contribui para a garantia a qualidade dos serviços prestados à população portuguesa pelos laboratórios de análises clínicas, patologia clínica, anatomia patológica, farmácias comunitárias, centros de rastreio, laboratórios ambientais, entre outras entidades em funcionamento no País. As inscrições para o próximo ano são realizadas exclusivamente online, através do preenchimento do seguinte formulário.

imagem do post do Programa Nacional de Avaliação Externa da Qualidade Laboratorial: continuam abertas as inscrições para 2021