Presidente do Instituto Ricardo Jorge participa em seminário em Cabo Verde sobre promoção da saúde e objetivos de desenvolvimento sustentável

06-12-2018

O presidente do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge efetuou, entre os dias 26 e 28 de novembro, uma visita de trabalho a Cabo Verde, tendo proferido a conferência inaugural do Seminário “Promoção da Saúde e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”. Fernando de Almeida foi também recebido pela Embaixadora de Portugal, Helena Paiva, a quem transmitiu e analisou os projetos atualmente em curso no país, nomeadamente a cooperação técnica desenvolvida com o Instituto Nacional de Saúde Pública de Cabo Verde (INSP).

Durante a sua estadia em Cabo Verde, a convite das autoridades de Saúde daquele país, o presidente do Conselho Diretivo do Instituto Ricardo Jorge manteve ainda reuniões de trabalho com a coordenadora da Unidade de Apoio à Instalação do Projeto Cidades Saudáveis em Cabo Verde, Helena Rodrigues, onde o Instituto Ricardo Jorge é um dos parceiros técnicos, e com o representante da Organização Mundial da Saúde em Cabo Verde, Mariano Castellon, com vista o desenvolvimento de eventuais parcerias.

Em janeiro deste ano, o Instituto Ricardo Jorge e o INSP assinaram um protocolo de cooperação técnica em áreas relacionadas à saúde, nomeadamente de investigação, ensino, divulgação científica, desenvolvimento tecnológico e vigilância epidemiológica, entre outras. No âmbito de um outro acordo de cooperação, assinado no passado mês de abril, na cidade do Mindelo, entre várias instituições, o Instituto Ricardo Jorge tem também estado a apoiar Cabo Verde na constituição e implementação da Associação de Municípios Rede Cabo-verdiana de Municípios.

Segundo o acordo estabelecido, o Instituto Ricardo Jorge é responsável por colaborar na construção de uma base de conhecimento partilhada com outras redes sobre o estado de saúde e os determinantes da saúde, de suporte à elaboração dos perfis de saúde municipais. São também compromissos do Instituto, promover e apoiar o desenvolvimento de estudos de impacto em saúde como componente obrigatória de um planeamento urbano saudável e ainda dar apoio técnico ao desenvolvimento de programas e projetos em saúde pública.

Colaborar no desenvolvimento de instrumentos de observação e vigilância epidemiológica de base local e na realização de estudos e inquéritos epidemiológicos específicos e de base comunitárias são outras das ações a desenvolver. O Instituto Ricardo Jorge assumiu também o compromisso de partilhar experiências e métodos que possibilitem a melhoria da literacia em saúde, assim como garantir apoio laboratorial específico no campo das doenças transmissíveis e não transmissíveis, incluindo o apoio à implementação de programas de avaliação externa da qualidade laboratorial.

imagem do post do Presidente do Instituto Ricardo Jorge participa em seminário em Cabo Verde sobre promoção da saúde e objetivos de desenvolvimento sustentável