Presidente do Instituto Ricardo Jorge em entrevista ao canal de televisão S+

10-01-2020

Fernando de Almeida concedeu uma entrevista ao canal de televisão S+, por ocasião das comemorações do 120.º aniversário do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), onde abordou diversos temas relacionados com as principais atividades desenvolvidas pelo INSA. O dirigente sublinhou a importância do Instituto enquanto Laboratório do Estado estratégico no setor da Saúde e destacou alguns dos seus contributos, tanto a nível nacional como internacional.

O presidente do Conselho Diretivo explicou ainda quais as principais áreas de atuação do INSA e alguns dos desafios que se colocam à instituição a curto e médio prazo, entre outros temas. Fernando de Almeida fez também questão de destacar algum do trabalho desenvolvido pelos seis departamentos técnico-científicos do INSA, nomeadamente nas áreas da alimentação e nutrição, das doenças infeciosas, da genética humana, da saúde ambiental, da epidemiologia e da promoção da saúde e da prevenção das doenças não transmissíveis, assim como pelo Museu da Saúde.

O INSA tem por missão contribuir para ganhos em saúde pública através de atividades de investigação e desenvolvimento tecnológico, atividade laboratorial de referência, observação da saúde e vigilância epidemiológica, bem como coordenar a avaliação externa da qualidade laboratorial, difundir a cultura científica, fomentar a capacitação e formação e ainda assegurar a prestação de serviços diferenciados, nos referidos domínios.

Fundado em 1899 pelo médico e humanista Ricardo Jorge (Porto, 1858 – Lisboa, 1939), como braço laboratorial do sistema de saúde português, o INSA desenvolve uma tripla missão como laboratório do Estado no setor da saúde, laboratório nacional de referência e observatório nacional de saúde. O INSA dispõe de unidades operativas na sua sede em Lisboa, em centros no Porto (Centro de Saúde Pública Doutor Gonçalves Ferreira) e em Águas de Moura (Centro de Estudos de Vetores e Doenças Infeciosas Doutor Francisco Cambournac).

O canal S+ é um canal de televisão temático com produção e conteúdos dedicados à Saúde e Bem-Estar, disponibilizando programas de produção própria mas também documentários e programas estrangeiros dedicados às mais diversas vertentes da saúde e do bem-estar. O programa “Saúde em Dia” é um magazine diário, em direto, vocacionado para divulgar e informar sobre saúde e bem-estar, com diversas intervenções de repórteres a partir dos três grandes centros urbanos (Lisboa, Porto e Coimbra).

Para a assistir à entrevista de Fernando de Almeida, clique aqui.

imagem do post do Presidente do Instituto Ricardo Jorge em entrevista ao canal de televisão S+