Prémio ICPerMed de boas práticas em medicina personalizada: candidaturas até 23 de janeiro

28-11-2019

Os interessados em concorrer à terceira edição do Prémio ICPerMed de boas práticas em medicina personalizada deverão apresentar as suas candidaturas até 23 de janeiro de 2020. Criado pelo Consórcio Internacional para a Medicina Personalizada ICPerMed, do qual o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge faz parte, o prémio visa incentivar e divulgar exemplos de boas práticas em medicina personalizada.

Podem concorrer ao “ICPerMed Recognition 2020” autores de trabalhos científicos que tenham sido publicados ou desenvolvido estratégias de boas práticas em medicina personalizada entre 1 de janeiro de 2018 e 31 de dezembro de 2019. Além de um apoio no valor de 500€ para a divulgação dos exemplos de boas práticas em medicina personalizada, os vencedores serão convidados a apresentar os seus trabalhos na Segunda Conferência ICPerMed, que terá lugar nos dias 15 e 16 de outubro em Paris.

ICPerMed é um consórcio internacional recentemente criado de mais de 35 instituições e entidades europeias e internacionais, em representação de ministérios da ciência e da saúde, bem como agências de financiamento de investigação e desenvolvimento, que tem como objetivo o desenvolvimento da medicina personalizada na Europa, através de uma maior coordenação e alinhamento das atividades de investigação. Portugal está representado no ICPerMed pelo Instituto Ricardo Jorge, através do seu Departamento de Promoção da Saúde e Prevenção das Doenças Não Transmissíveis, e pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

A medicina personalizada é um modelo de prática médica que integra a caracterização fenotípica e genotípica do indivíduo, ou seja, inclui dados sociodemográficos, ambientais e de estilos de vida e informação clínica e de imagem médica e perfis genéticos, na estimativa da predisposição individual para uma doença e na definição de estratégias preventivas e terapêuticas para cada indivíduo. Outros termos, como medicina de precisão ou medicina de estratificação são utilizados para aludir a este conceito, com diferenças subtis de significado.

imagem do post do Prémio ICPerMed de boas práticas em medicina personalizada: candidaturas até 23 de janeiro