Peritos do Instituto Ricardo Jorge integram grupo de trabalho para acompanhar processo de investigação clínica

24-07-2020

Jorge Machado, coordenador do Departamento de Doenças Infeciosas, e Raquel Guiomar, responsável pelo Laboratório Nacional de Referência para o Vírus da Gripe e outros Vírus Respiratórios, integram um grupo de peritos responsável por acompanhar tecnicamente a organização e desenvolvimento do processo de investigação clínica na área do plasma convalescente COVID-19. Compete a este grupo a instrução e acompanhamento dos processos, com a inclusão dos critérios clínicos definidos para as atividades do plasma convalescente COVID-19, bem como a indicação das entidades intervenientes no processo.

No preâmbulo do diploma que cria o grupo de peritos, publicado dia 21 de julho, em Diário da República, o Secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, justifica a decisão, referindo que “no contexto da situação epidemiológica em Portugal originada pela doença COVID-19, reveste-se da maior importância, de entre outras medidas extraordinárias, apoiar formas de tratamento da doença, nomeadamente através do uso de plasma convalescente COVID-19″.

O Ministério da Saúde criou, no passado mês de maio, um grupo de trabalho para o desenvolvimento e criação de proposta de um Programa Nacional de Transfusão de Plasma Convalescente COVID-19 (PNTPC) para o tratamento de pacientes com Covid-19, que tinha por missão definir os critérios mínimos de inclusão e exclusão dos doentes para entrarem em ensaios clínicos. Concluídos os trabalhos, o grupo de trabalho apresentou uma proposta, com medidas de recrutamento de dadores, de análise para quantificação de anticorpos neutralizantes virais e para a sua implementação em ensaios clínicos.

Além dos peritos do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, o grupo agora criado é também composto por elementos do Instituto Português do Sangue e da Transplantação, que coordena os trabalhos do grupo, e da Direção-Geral da Saúde. O Despacho n.º 7329/2020 refere ainda que deverão ser apresentados ao Ministério da Saúde relatórios periódicos sobre o desenvolvimento do PNTPC COVID-19.

imagem do post do Peritos do Instituto Ricardo Jorge integram grupo de trabalho para acompanhar processo de investigação clínica