Perguntas e respostas sobre o Inquérito Serológico Nacional COVID-19

26-05-2020

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), em colaboração com a Associação Nacional de Laboratórios Clínicos (ANL) e com vários hospitais do Serviço Nacional de Saúde, já iniciou o trabalho de campo do Inquérito Serológico Nacional COVID-19. Serão convidadas a participar neste estudo pessoas que recorram a um laboratório ou hospital para realização de análises laboratoriais de rotina, durante as próximas três semanas.

Qual é o objetivo deste estudo?

Caraterizar a imunidade contra o novo Coronavírus responsável pela doença COVID19 na população residente em Portugal e monitorizar a sua evolução ao longo do tempo. A imunidade é essencial na defesa do organismo contra as doenças, pelo que essa informação é muito importante para intervir no controlo da epidemia de COVID-19.

Em que consiste a minha participação no estudo?

  • Completar um breve questionário acerca de vários aspetos relacionados com a sua saúde;
  • Autorizar a colheita adicional de uma pequena quantidade de sangue que irá ser analisada no INSA.

Porque é importante eu participar?

A sua participação é importante porque contribui para o aprofundar do conhecimento sobre a doença COVID-19 na população residente em Portugal e sobre a sua imunidade.

Como são selecionados os participantes?

Serão convidadas a participar neste estudo pessoas que recorram a um laboratório ou hospital para realização de análises laboratoriais de rotina.

Que benefício terei em participar?

A sua participação ajudará a conhecer melhor a COVID-19 e, assim, a ajudar os responsáveis pela saúde pública a planear futuras intervenções para controlo da epidemia. Isto poderá beneficiá-lo a si, à sua família e a toda a população em geral. Adicionalmente, caso concorde, receberá o resultado da análise realizada no âmbito do estudo, assim que este esteja disponível.

Existem riscos associados à minha participação?

A colheita de uma amostra de sangue poderá ser desconfortável e com riscos inerentes ao procedimento em si. No entanto, a pequena quantidade de sangue necessária para efeitos deste estudo será obtida na mesma colheita das análises de rotina que irá realizar e será efetuada por um profissional de saúde experiente e qualificado. Por isso, os riscos associados à participação no estudo são mínimos ou inexistentes.

Terei algum custo com a minha participação neste estudo?

A participação no estudo não envolve qualquer encargo ou despesa para os participantes, com exceção do tempo necessário ao preenchimento do questionário.

Quem terá acesso à minha informação?

A informação e as amostras colhidas serão codificadas e apenas investigadores devidamente autorizados terão acesso à informação e às amostras deste estudo, sendo esse acesso sujeito à supervisão e aprovação prévia do responsável do Inquérito Serológico Nacional COVID-19.

O acesso a dados clínicos e laboratoriais pelos investigadores foi sujeito a parecer favorável prévio da Comissão de Ética para a Saúde do INSA e do Encarregado de Proteção de Dados do INSA. A identificação dos participantes nunca será tornada pública e será sempre salvaguardada a sua privacidade e anonimato. Os dados e materiais serão armazenados nas instalações do INSA com a máxima segurança.

Quais são os meus direitos se participar?

A sua participação neste estudo é inteiramente voluntária. Pode recusar colaborar neste estudo ou desistir em qualquer altura, sem ter que apresentar qualquer justificação para isso e sem qualquer consequência. Caso resolva desistir, as informações recolhidas e as suas amostras serão imediatamente destruídas. Como já referido, caso deseje, terá direito a receber o resultado da análise realizada no âmbito deste estudo.

Quem desenvolve o estudo?

Este estudo é desenvolvido pelo INSA em colaboração com a Associação Nacional de Laboratórios Clínicos e com vários hospitais do Serviço Nacional de Saúde.

imagem do post do Perguntas e respostas sobre o Inquérito Serológico Nacional COVID-19