Conferência do Centro Colaborativo da OMS em Nutrição e Obesidade Infantil: conheça o programa

13-10-2021

Conheça o programa da primeira “Conferência do Centro Colaborativo da Organização Mundial de Saúde em Nutrição e Obesidade Infantil”, que terá lugar, dia 19 de outubro, em Lisboa, no auditório do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA). Promovida pelo Departamento de Alimentação e Nutrição (DAN), na qualidade de Centro Colaborativo da Organização Mundial de Saúde (OMS), a iniciativa visa assinalar cinco anos de colaboração do INSA com a OMS e divulgar os mais recentes resultados do COSI Portugal.

De acordo com o programa do evento, está prevista a realização de várias conferências, palestras e sessões de debate sobre Obesidade Infantil e Nutrição. Organizada em colaboração com o Gabinete Europeu da OMS/Europa, a iniciativa contará com a presença do seu Diretor-Geral Hans Kluge na cerimónia de abertura, seguida da conferência inaugural proferida por João Breda, Senior Adviser do Gabinete Europeu da OMS.

O período da manhã será ainda marcado pela apresentação dos resultados da 5ª ronda do COSI Portugal e pelo lançamento oficial da 6ª ronda do COSI, a decorrer no ano letivo 2021/2022 e que, além da monitorização do excesso de peso e de obesidade infantil, incluirá excecionalmente um estudo de avaliação do impacto da pandemia COVID-19 no estado nutricional e no estilo de vida de crianças em idade escolar.

Durante a tarde, terão lugar intervenções de um conjunto de especialistas do DAN, do Centro de Estudos e Investigação em Dinâmicas Sociais e Saúde (CEIDSS), e de pares europeus provenientes da Warwick Medical School (Reino Unido) e da Universidade de Atenas (Grécia), sobre temas relacionados com os perfis nutricionais dos alimentos e os comportamentos alimentares e as suas consequências para a saúde, na infância.

A “Conferência do Centro Colaborativo da Organização Mundial de Saúde em Nutrição e Obesidade Infantil” será realizada em formato híbrido (presencial e online), devido à atual situação epidemiológica provocada pela pandemia de COVID-19. A participação no evento é gratuita, mas carece de inscrição prévia e encontra-se limitada à capacidade da sala.

O INSA é, desde julho de 2015, Centro Colaborativo da OMS para a Nutrição e Obesidade Infantil. Esta colaboração estende-se a várias áreas de trabalho, sobretudo ao nível da vigilância e prevenção, e inclui ações de vigilância do estado nutricional infantil e divulgação de resultados nesta área, a organização de eventos técnico-científicos relacionados com a obesidade infantil e a monitorização da ingestão alimentar e da composição de alimentos, entre outras iniciativas.

imagem do post do Conferência do Centro Colaborativo da OMS em Nutrição e Obesidade Infantil: conheça o programa