Obesidade infantil em debate no Instituto Ricardo Jorge

11-07-2019

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, através do seu Departamento de Alimentação e Nutrição e na qualidade de Centro Colaborativo da Organização Mundial da Saúde/Europa para os assuntos de Nutrição e Obesidade Infantil, promoveu, dia 10 de julho, no seu auditório em Lisboa, o Simpósio “CIOI – Obesidade Infantil”. Na ocasião foram presentados os dados preliminares do COSI Portugal 2019, sistema de vigilância nutricional infantil integrado no estudo Childhood Obesity Surveillance Initiative (COSI) da OMS/Europa.

O Simpósio, que contou com a presença da Secretária de Estado da Saúde, Raquel Duarte, teve como principal objetivo dar continuidade à temática debatida na Conferência Internacional de Obesidade Infantil, efetuada em 2017 (CIOI 2017). Além da apresentação dos dados preliminares do COSI Portugal 2019, o evento ficou ainda marcado pela Conferência “Childhood Obesity Surveillance Initiative (COSI)/ WHO Europe – Inspiring a Global Surveillance System”, proferida por João Breda, coordenador do Departamento Europeu de Prevenção e Controle de Doenças Não Transmissíveis da OMS.

O programa do Simpósio “CIOI – Obesidade Infantil” incluiu ainda um debate sobre “10 anos de perfil epidemiológico infantil e de saúde pública”, inserido no âmbito das comemorações dos 120 anos do Instituto Ricardo Jorge, bem como a apresentação de iniciativas de intervenção em obesidade infantil em meio escolar. No final do evento, houve ainda lugar para um workshop & showcooking intitulado “Inovar na alimentação infantil” e que contou com a presença do chef Nuno Queiroz-Ribeiro.

O COSI visa criar uma rede sistemática de recolha, análise, interpretação e divulgação de informação descritiva sobre as características do estado nutricional infantil de crianças dos 6 aos 8 anos, que se traduz num sistema de vigilância que produz dados comparáveis entre países da Europa e que permite a monitorização da obesidade infantil a cada 2-3 anos. Esta iniciativa da Região Europeia da OMS, na qual Portugal participa desde o seu início em 2007, encontra-se atualmente implementada em mais de 40 dos 53 países da OMS/Europa, constituindo-se como maior estudo europeu da OMS com cerca de 300 mil crianças participantes.

Em Portugal, o COSI é coordenado cientificamente pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, através do DAN e em articulação com a Direção-Geral da Saúde, contando com a colaboração, a nível regional, de todas as Administrações Regionais de Saúde e ainda com as Direções Regionais de Saúde dos Açores e da Madeira, designadamente o Instituto de Administração da Saúde e Assuntos Sociais da Madeira. O estudo é realizado por cerca de 200 profissionais de saúde.

imagem do post do Obesidade infantil em debate no Instituto Ricardo Jorge