NOVEMBRO 2017

07-11-2017

Cartaz. N.º de inventário: MS.00063

Medidas: Alt. 41,00cm x Larg. 26,50cm

Ilustrador: André Wilquin (1899-2000)
Gráfica: Imp. Hélio-Cachan (Cachan, Seine)

Cartaz intitulado Tôp Dépisté, Vite Guéri (Rastreado antecipadamente, Curado rapidamente), editado pelo Comité National de Défence Contre la Tuberculose, do Ministère de la Santé Publique et de la Population (França), para sensibilização da população para a importância do rastreio na profilaxia e no diagnóstico precoce da tuberculose pulmonar.

O cartaz apresenta uma composição gráfica que remete para um exame radiológico onde um paciente se submete ao exame, o qual é realizado por um técnico equipado para o efeito. Por baixo da imagem surge a frase La Tuberculose reconnue dès son dêbut peut être plus efficacemment traitée (A tuberculose diagnosticada no início pode ser mais eficazmente tratada).

Com esta Peça do Mês, o Museu da Saúde associa-se à comemoração do Dia Mundial da Radiologia (8 de novembro), apresentando um cartaz que destaca a importância do rastreio da tuberculose através de raio-x, técnica descoberta em 1895 por Wilhelm Conrad Röntgen (1845-1923), treze anos depois de Robert Koch (1843-1910) ter descoberto o agente etiológico da tuberculose. A aplicação do raio-x ainda hoje é utilizada como ferramenta de diagnóstico, existindo, no entanto, outros meios por imagem, nomeadamente a tomografia computadorizada.

imagem do post do NOVEMBRO 2017