Nova edição de curso sobre exposição profissional a agentes químicos

08-08-2019

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, através do seu Departamento de Saúde Ambiental, promove, nos dias 1 e 2 de outubro, nas suas instalações em Lisboa, uma nova edição do curso “Exposição profissional a agentes químicos: monitorização ambiental e monitorização biológica”. A formação tem como destinatários engenheiros sanitaristas, médicos de saúde ocupacional e de saúde pública, técnicos superiores de segurança e higiene do trabalho e técnicos de saúde ambiental.

O curso tem como objetivo proporcionar uma abordagem geral à exposição profissional a agentes químicos e uma abordagem detalhada à avaliação quantitativa da exposição profissional, através de monitorização ambiental e de monitorização biológica. Serão realçados os aspetos a considerar na avaliação quantitativa da exposição profissional, tais como, os valores limite de exposição e índices biológicos de exposição aplicáveis, as caraterísticas dos postos de trabalho e a identificação dos agentes químicos a avaliar.

A ação formativa permitirá também analisar a articulação da monitorização biológica com a monitorização ambiental da exposição profissional, as características de um bom indicador biológico de exposição a um agente químico e as condições de colheita e transporte das amostras biológicas. A seleção do laboratório de análise e a identificação dos fatores a considerar na interpretação dos resultados da monitorização biológica são também temas a abordar.

Os interessados em participar no curso “Exposição profissional a agentes químicos: monitorização ambiental e monitorização biológica” deverão efetuar a sua inscrição, até ao dia 27 de setembro, através do preenchimento do seguinte formulário. Para mais informações, consultar a plataforma de e-Learning do Instituto Ricardo Jorge.

imagem do post do Nova edição de curso sobre exposição profissional a agentes químicos