Museu da Saúde – Peça do mês de setembro de 2020

02-09-2020

O Museu da Saúde, gerido e promovido pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, seleciona como peça do mês de setembro um dos instrumentos associados à observação e exame ginecológicos existentes no seu acervo, associando-se às comemorações do Dia Nacional da Natalidade/Dia da Grávida, que se assinala a 9 de setembro. Trata-se de um espéculo criado cerca de 1850 pelo médico parisiense Édouard Cusco (1819-1894), o qual se tornou bastante popular à época, continuando ainda hoje a ser utilizado.

O instrumento abre como um bico de pato, regulado por um parafuso localizado ao nível do cabo, atuando como afastador vaginal. Esta peça pertence à coleção de Anestesia a qual integra mais de 1000 instrumentos, máquinas, objetos, livros e memorabilia vária, provenientes do antigo Museu Português de Anestesiologia, criado pelo Doutor Avelino Fortes Espinheira, tendo sido doada ao Museu da Saúde, em 2016, pelos herdeiros deste médico-anestesista.

Para saber mais sobre a peça do mês de setembro, clique aqui.

imagem do post do Museu da Saúde – Peça do mês de setembro de 2020