Museu da Saúde – Peça do mês de setembro de 2019

04-09-2019

O Museu da Saúde, gerido e promovido pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, seleciona como peça do mês de setembro um modelo anatómico de coração humano, associando-se às comemorações do Dia Mundial do Coração, que se assinala a 29 de setembro. Integra um conjunto de objetos de propaganda médica, muitas vezes utilizados em contexto de consulta para explicação aos pacientes.

O modelo, desmontável, permite observar cada componente daquele órgão, tendo sido doado pelo Prof. José Pereira Miguel, médico e diretor do Instituto Ricardo Jorge entre 2006 e 2014. O Dia Mundial do Coração é uma iniciativa da World Heart Federation que, desde o ano 2000, assinala a data através de iniciativas que promovem a educação para a saúde e para a prevenção das doenças cardíacas.

A “Peça do Mês” é uma iniciativa do Museu da Saúde que destaca, mensalmente, uma peça do seu acervo, tendo por objetivo evidenciar temas e tipologias de objetos com elevado valor histórico e científico. A par do acesso virtual, o Museu promove exposições temáticas nas instalações do seu futuro espaço-sede, no Hospital de Santo António dos Capuchos, nos espaços do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge e nas instituições parceiras.

Desde abril 2017, o Museu da Saúde mostra-se no antigo Serviço de Neurocirurgia do Hospital de Santo António dos Capuchos, em Lisboa, com a exposição “800 Anos de Saúde em Portugal“, que esboça um panorama cronológico e compreensivo da história da saúde em Portugal, desde a fundação da nacionalidade até à atualidade. A exposição é constituída por cerca de 400 peças, provenientes das coleções do Museu da Saúde e de acervos de instituições parceiras.

Para saber mais sobre a peça do mês de setembro, clique aqui.

imagem do post do Museu da Saúde – Peça do mês de setembro de 2019