Museu da Saúde – Peça do mês de outubro de 2021

12-10-2021

O Museu da Saúde, gerido e promovido pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, seleciona como peça do mês de outubro um dos aparelhos que compõe a sua coleção de oftalmologia, associando-se às comemorações do Dia Mundial da Visão, que este ano se celebra a 14 de outubro. Trata-se de uma Lâmpada de Fenda, ou Biomicroscópio Ocular, um instrumento utilizado para observação do globo ocular.

A Lâmpada de Fenda consiste num microscópio e numa fonte de luz de alta intensidade que pode ser focada em diferentes planos. O aparelho permite ampliar e assim facilitar o exame das estruturas anteriores do olho: conjuntiva, córnea, esclerótica, íris ou cristalino.

A “Peça do Mês” é uma iniciativa do Museu da Saúde que destaca, mensalmente, uma peça do seu acervo, tendo por objetivo evidenciar temas e tipologias de objetos com elevado valor histórico e científico. A par do acesso virtual, o Museu promove exposições temáticas nas instalações do seu futuro espaço-sede, no Hospital de Santo António dos Capuchos, nos espaços do INSA e em instituições parceiras.

O Museu da Saúde mostra-se, desde abril 2017, no antigo Serviço de Neurocirurgia do Hospital de Santo António dos Capuchos, em Lisboa, com a exposição “800 Anos de Saúde em Portugal“. A mostra é constituída por cerca de 400 peças, provenientes das coleções do Museu da Saúde e de acervos de instituições parceiras, podendo ser visitada mediante marcação através do email museudasaude@insa.min-saude.pt ou do telefone (+351) 217 526 479.

imagem do post do Museu da Saúde – Peça do mês de outubro de 2021