Museu da Saúde – Peça do mês de outubro de 2020

02-10-2020

O Museu da Saúde, gerido e promovido pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), destaca como peça do mês de outubro uma medalha dedicada ao médico e bacteriologista Luís Câmara Pestana, no mês do seu nascimento (28 de outubro de 1863). Considerado um dos pioneiros da bacteriologia, Câmara Pestana fundou, em 1892, o Instituto Bacteriológico de Lisboa, posteriormente designado de Instituto Câmara Pestana.

Da autoria do pintor, escultor e medalhista Vasco Berardo (1933-2017), a medalha apresenta no anverso a figura de Câmara Pestana, em relevo, com a legenda do seu nome na orla inferior, enquanto no reverso se encontra uma breve legenda biográfica. A peça foi doada ao Museu da Saúde, em fevereiro de 2017, por José Maria Albuquerque, à época Vogal do Conselho Diretivo do INSA.

A “Peça do Mês” é uma iniciativa do Museu da Saúde que destaca, mensalmente, uma peça do seu acervo, tendo por objetivo evidenciar temas e tipologias de objetos com elevado valor histórico e científico. A par do acesso virtual, o Museu promove exposições temáticas nas instalações do seu futuro espaço-sede, no Hospital de Santo António dos Capuchos, nos espaços do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge e nas instituições parceiras.

Para saber mais sobre a peça do mês de outubro, clique aqui.

imagem do post do Museu da Saúde – Peça do mês de outubro de 2020