Museu da Saúde – Peça do mês de outubro de 2019

02-10-2019

O Museu da Saúde, no âmbito das comemorações dos 120 anos da fundação do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, destaca como peça do mês de outubro o diploma de curso de Ricardo d´Almeida Jorge, seu primeiro diretor. Datado de 27 de agosto de 1879, o presente diploma habilita Ricardo Jorge a exercer Cirurgia e Medicina.

Criado em 1899, com a designação de Instituto Central de Higiene, teve por vocação primordial apoiar os serviços de fiscalização sanitária, promover o ensino da medicina sanitária e realizar análises e investigação laboratorial. Ricardo Jorge (Porto, 1858-Lisboa, 1939) foi incumbido de organizar e dirigir o Instituto a partir de 1903, o qual passaria a ter o seu nome a partir de 1929.

A “Peça do Mês” é uma iniciativa do Museu da Saúde que destaca, mensalmente, uma peça do seu acervo, tendo por objetivo evidenciar temas e tipologias de objetos com elevado valor histórico e científico. A par do acesso virtual, o Museu promove exposições temáticas nas instalações do seu futuro espaço-sede, no Hospital de Santo António dos Capuchos, nos espaços do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge e nas instituições parceiras.

Desde abril 2017, o Museu da Saúde mostra-se no antigo Serviço de Neurocirurgia do Hospital de Santo António dos Capuchos, em Lisboa, com a exposição “800 Anos de Saúde em Portugal“, que esboça um panorama cronológico e compreensivo da história da saúde em Portugal, desde a fundação da nacionalidade até à atualidade. A exposição é constituída por cerca de 400 peças, provenientes das coleções do Museu da Saúde e de acervos de instituições parceiras.

Para saber mais sobre a peça do mês de outubro, clique aqui.

imagem do post do Museu da Saúde – Peça do mês de outubro de 2019