Museu da Saúde – Peça do mês de maio de 2019

07-05-2019

O Museu da Saúde, gerido e promovido pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, destaca como peça do mês de maio um folheto intitulado “Pressão arterial elevada (hipertensão)”, editado em 1973 pela Clínica Universitária de Terapêutica Médica. Este folheto foi utilizado em campanhas de sensibilização da população para a hipertensão, abordando temas como as causas, os sintomas, o diagnóstico, a prevenção e o tratamento da doença.

Traduzido de um documento da American Heart Association, Inc, o folheto em causa foi integrado na coleção do Museu da Saúde por doação do Prof. José Pereira Miguel, professor catedrático de Medicina Preventiva e Saúde Pública da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e presidente do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge entre 2006 e 2014.

A “Peça do Mês” é uma iniciativa do Museu da Saúde que destaca, mensalmente, uma peça do seu acervo, tendo por objetivo evidenciar temas e tipologias de objetos com elevado valor histórico e científico. A par do acesso virtual, o Museu promove exposições temáticas nas instalações do seu futuro espaço-sede, no Hospital de Santo António dos Capuchos, nos espaços do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge e nas instituições parceiras.

Desde abril 2017, o Museu da Saúde mostra-se no antigo Serviço de Neurocirurgia do Hospital de Santo António dos Capuchos, em Lisboa, com a exposição “800 Anos de Saúde em Portugal“, que esboça um panorama cronológico e compreensivo da história da saúde em Portugal, desde a fundação da nacionalidade até à atualidade. A exposição é constituída por cerca de 400 peças, provenientes das coleções do Museu da Saúde e de acervos de instituições parceiras.

Para saber mais sobre a peça do mês de maio, clique aqui.

imagem do post do Museu da Saúde – Peça do mês de maio de 2019