Museu da Saúde – Peça do mês de junho de 2019

06-06-2019

O Museu da Saúde, gerido e promovido pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, seleciona como peça do mês de junho um inalador de éter de Ombrédanne, aparelho de origem francesa. Concebido pelo pediatra e cirurgião plástico Louis Ombrédanne (1871-1956) no início do século XX, era utilizado para administração de anestesia por inalação de éter, o qual era embebido em compressas ou feltros.

Este material era posteriormente colocado dentro da câmara metálica e a insuflação fazia-se pelo balão, habitualmente de bexiga de porco. O inalador pertence à coleção de Anestesia a qual integra mais de 1000 instrumentos, máquinas, objetos, livros e memorabilia vária, provenientes do antigo Museu Português de Anestesiologia, criado pelo Doutor Avelino Fortes Espinheira, e doados ao Museu da Saúde em 2016, pelos herdeiros deste médico-anestesista.

Para saber mais sobre a peça do mês de junho, clique aqui.

imagem do post do Museu da Saúde – Peça do mês de junho de 2019