Museu da Saúde – Peça do mês de junho de 2019

06-06-2019

O Museu da Saúde, gerido e promovido pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, seleciona como peça do mês de junho um inalador de éter de Ombrédanne, aparelho de origem francesa. Concebido pelo pediatra e cirurgião plástico Louis Ombrédanne (1871-1956) no início do século XX, era utilizado para administração de anestesia por inalação de éter, o qual era embebido em compressas ou feltros.

Este material era posteriormente colocado dentro da câmara metálica e a insuflação fazia-se pelo balão, habitualmente de bexiga de porco. O inalador pertence à coleção de Anestesia a qual integra mais de 1000 instrumentos, máquinas, objetos, livros e memorabilia vária, provenientes do antigo Museu Português de Anestesiologia, criado pelo Doutor Avelino Fortes Espinheira, e doados ao Museu da Saúde em 2016, pelos herdeiros deste médico-anestesista.

A “Peça do Mês” é uma iniciativa do Museu da Saúde que destaca, mensalmente, uma peça do seu acervo, tendo por objetivo evidenciar temas e tipologias de objetos com elevado valor histórico e científico. A par do acesso virtual, o Museu promove exposições temáticas nas instalações do seu futuro espaço-sede, no Hospital de Santo António dos Capuchos, nos espaços do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge e nas instituições parceiras.

Desde abril 2017, o Museu da Saúde mostra-se no antigo Serviço de Neurocirurgia do Hospital de Santo António dos Capuchos, em Lisboa, com a exposição “800 Anos de Saúde em Portugal“, que esboça um panorama cronológico e compreensivo da história da saúde em Portugal, desde a fundação da nacionalidade até à atualidade. A exposição é constituída por cerca de 400 peças, provenientes das coleções do Museu da Saúde e de acervos de instituições parceiras.

Para saber mais sobre a peça do mês de junho, clique aqui.

imagem do post do Museu da Saúde – Peça do mês de junho de 2019