Museu da Saúde – Peça do mês de julho de 2020

01-07-2020

O Museu da Saúde, gerido e promovido pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, seleciona como peça do mês de julho uma fotografia a preto e branco de lancha que transportava o aparelho Clayton, pertencente ao Posto Marítimo de Desinfeção de Leixões. O aparelho de gás Clayton foi instalado numa lancha, em 1906, a qual se encostava aos navios para desinfeção das mercadorias, através de anidrido sulfuroso seco.

O gás era enviado sob pressão para os porões, paiões, tanques e todos os compartimentos estanques dos navios, através de cabos vedados, procedimento que poderia durar cerca de três horas. Este método evitava uma possível invasão do porto por vetores de doenças contagiosas.

Para saber mais sobre a peça do mês de julho, clique aqui.

imagem do post do Museu da Saúde – Peça do mês de julho de 2020