Museu da Saúde – Peça do mês de julho de 2019

09-07-2019

O Museu da Saúde, gerido e promovido pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, seleciona como peça do mês de julho um recipiente graduado, em porcelana branca, utilizado em contexto de farmácia ou de laboratório. Este objeto pertenceu ao Instituto de Assistência Nacional aos Tuberculosos (I.A.N.T.), tendo sido incorporado no Museu da Saúde, em 2011, na coleção “Tuberculose”.

Apresenta uma forma cónica, com bico e pega, com escala no interior (50 a 1000 gramas). Foi produzido na Fábrica de Porcelana da Vista Alegre, fundada em 1824 por José Ferreira Pinto Basto, primeira unidade industrial dedicada à produção da porcelana em Portugal.

Para saber mais sobre a peça do mês de julho, clique aqui.

imagem do post do Museu da Saúde – Peça do mês de julho de 2019