Museu da Saúde – Peça do mês de janeiro de 2020

02-01-2020

O Museu da Saúde, gerido e promovido pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, seleciona como peça do mês de janeiro uma pasta que pertenceu a Ricardo Jorge (1858-1939), utilizada pelo médico e sanitarista possivelmente enquanto médico municipal do Porto, cargo que ocupou entre 1891 e 1899. Neste último ano desempenhou um papel determinante nas eficientes operações profiláticas para eliminação da peste bubónica que assolou a cidade.

Em outubro de 1899, Ricardo Jorge é transferido para a cidade de Lisboa e nomeado Inspetor-geral de Saúde e, posteriormente, professor de Higiene da Escola Médico-Cirúrgica de Lisboa. Em 1903, é incumbido de organizar e dirigir o Instituto Central de Higiene, que passaria a ter o seu nome a partir de 1929. Esta pasta de Ricardo Jorge pode ser visitada na exposição “800 Anos de Saúde em Portugal“, que se encontra patente no Museu da Saúde.

imagem do post do Museu da Saúde – Peça do mês de janeiro de 2020