Museu da Saúde – Peça do mês de fevereiro de 2021

15-02-2021

O Museu da Saúde, gerido e promovido pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), destaca como peça do mês de fevereiro um aparelho de colapsoterapia, utilizado para remoção do líquido estabelecido entre as pleuras por meio de uma aspiração (punção pleural) ou de uma drenagem pleural. O aparelho pertence à coleção de Tuberculose do Museu da Saúde, constituída por objetos provenientes da Assistência Nacional aos Tuberculosos, fundada em 1899 e a qual desempenhou um papel fundamental na prevenção da doença.

Inventado pelo médico italiano Carlo Forlanini (1847-1918), o aparelho de colapsoterapia utilizava uma técnica que consistia em injetar um gás entre a pleura e o pulmão de forma a colapsá-lo. Este tratamento baseava-se na ideia de que uma das razões porque a tuberculose pulmonar era tão difícil de tratar, se devia ao facto de os pulmões estarem permanentemente em movimento e, desta forma, o órgão doente não conseguir o repouso necessário para as lesões se curarem por elas próprias.

A “Peça do Mês” é uma iniciativa do Museu da Saúde que destaca, mensalmente, uma peça do seu acervo, tendo por objetivo evidenciar temas e tipologias de objetos com elevado valor histórico e científico. A par do acesso virtual, o Museu promove exposições temáticas nas instalações do seu futuro espaço-sede, no Hospital de Santo António dos Capuchos, nos espaços do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) e nas instituições parceiras.

O Museu mostra-se, desde abril 2017, no antigo Serviço de Neurocirurgia do Hospital de Santo António dos Capuchos, em Lisboa, com a exposição “800 Anos de Saúde em Portugal“, que esboça um panorama cronológico e compreensivo da história da saúde em Portugal, desde a fundação da nacionalidade até à atualidade. A exposição é constituída por cerca de 400 peças, provenientes das coleções do Museu da Saúde e de acervos de instituições parceiras.

imagem do post do Museu da Saúde – Peça do mês de fevereiro de 2021