Museu da Saúde – Peça do mês de agosto de 2020

05-08-2020

O Museu da Saúde, gerido e promovido pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, destaca como peça do mês de agosto uma caixa de sulfato de quinina em comprimidos, distribuída pelos Serviços Anti-Sezonáticos da Direção-Geral da Saúde, criados em 1933 sob a direção de Fausto Landeiro (1896-1948). O sulfato de quinina é um alcaloide de origem vegetal e com pH alcalino proveniente da casca da quina, com propriedades antipiréticas e analgésicas.

Utilizado na profilaxia e tratamento da malária pelos nativos das regiões do atual Perú e Bolívia, foi difundido pelo mundo ocidental no século XVI, na sequência da ocupação espanhola da América Central e da instalação de missões jesuítas nessa área geográfica. A caixa destacada este mês pelo Museu da Saúde é proveniente do antigo Instituto de Malariologia (Águas de Moura), criado em 1938 para eliminação da Malária em Portugal.

Para saber mais sobre a peça do mês de agosto, clique aqui.

imagem do post do Museu da Saúde – Peça do mês de agosto de 2020