Museu da Saúde – Peça do mês de abril de 2021

07-04-2021

O Museu da Saúde, gerido e promovido pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), seleciona como peça do mês de abril um conjunto de dois estetoscópios provenientes do espólio do antigo Museu da Anestesia/coleção Dr. Avelino Espinheira, a qual retrata a história e a prática da anestesia nos contextos nacional e internacional. Estes dois estetoscópios de madeira apresentam o auricular em forma de disco plano e ligeiramente côncavo no interior, formato desenvolvido a partir do modelo criado por Pierre Piorry (1794-1879), em 1829.

Este conjunto de estetoscópios integra a Coleção de Anestesia, doada ao Museu da Saúde, em 2016, pelos herdeiros do Dr. Avelino Espinheira, médico-anestesista e responsável pelo antigo Museu Português de Anestesiologia (Colares), que é composta por mais de 1000 instrumentos, equipamentos, medicamentos, livros e objetos gráficos que atestam e corporificam a história e desenvolvimento da anestesia em Portugal.

A “Peça do Mês” é uma iniciativa do Museu da Saúde que destaca, mensalmente, uma peça do seu acervo, tendo por objetivo evidenciar temas e tipologias de objetos com elevado valor histórico e científico. A par do acesso virtual, o Museu promove exposições temáticas nas instalações do seu futuro espaço-sede, no Hospital de Santo António dos Capuchos, nos espaços do INSA e nas instituições parceiras.

O Museu mostra-se, desde abril 2017, no antigo Serviço de Neurocirurgia do Hospital de Santo António dos Capuchos, em Lisboa, com a exposição “800 Anos de Saúde em Portugal“, que esboça um panorama cronológico e compreensivo da história da saúde em Portugal, desde a fundação da nacionalidade até à atualidade. A exposição é constituída por cerca de 400 peças, provenientes das coleções do Museu da Saúde e de acervos de instituições parceiras.

Saiba mais sobre a peça do mês de abril aqui.

imagem do post do Museu da Saúde – Peça do mês de abril de 2021