Museu da Saúde – Peça do 4º Trimestre de 2018

08-10-2018

O Museu da Saúde, gerido e promovido pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, destaca como peça do 4º trimestre de 2018 um estereoscópio. Pertence à coleção do Instituto de Oftalmologia Dr. Gama Pinto (IOGP), um parceiro do Museu da Saúde com o qual partilha a plataforma eletrónica InWeb para divulgação das suas coleções, no âmbito do projeto nacional de Levantamento do Património Cultural das Instituições Tuteladas pelo Ministério da Saúde.

Um estereoscópio é um instrumento destinado ao estudo da visão binocular que recorre a pares de fotografias ou imagens vistas de pontos diferentes, obtendo como resultado a sensação de uma imagem em três dimensões ou sobrepostas. O aparelho é constituído por um par de lentes convexas montadas sobre um suporte de madeira. Tem, ainda, um dispositivo horizontal que permite ao observador ajustar a distância de visualização.

Este objeto integra a coleção do Instituto de Oftalmologia Dr. Gama Pinto e pode ser visitada no seu espaço museológico. Inaugurado em 1988, em plena comemoração do centenário do IOGP, o Museu da História e da Técnica da Oftalmologia em Portugal guarda e tem patente documentos históricos que testemunham a evolução do Instituto e da Oftalmologia em Portugal.

A “Peça do Trimestre” é uma iniciativa do Museu da Saúde, em colaboração com as instituições suas parceiras, com vista a divulgação das respetivas coleções e que destaca, trimestralmente, um objeto documentado no âmbito do inventário museológico da Saúde, nomeadamente pela Cruz Vermelha Portuguesa, pelo Instituto de Higiene e Medicina Tropical e pelo Museu da Vida (Fundação Oswaldo Cruz). Para mais informações, consulte a plataforma eletrónica InWeb.

imagem do post do Museu da Saúde – Peça do 4º Trimestre de 2018