Museu da Saúde: “O Património Artístico da Saúde”

08-08-2018

O Museu da Saúde, gerido e promovido pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, tem vindo a organizar, desde fevereiro, um conjunto de visitas temáticas orientadas à exposição “800 Anos de Saúde em Portugal”, que se encontra patente, em Lisboa, no antigo Serviço de Neurocirurgia do Hospital de Santo António dos Capuchos. A próxima visita terá lugar dia 29 de agosto e tem como título “O Património Artístico da Saúde”.

A história da saúde deixou ao longo dos séculos a sua materialidade associada às práticas da “arte de curar”, consubstanciando-se na arquitetura dos espaços, nos instrumentos, nos artefactos, nos livros e até nas obras de arte. A visita orientada “O Património Artístico da Saúde” permitirá fazer um percurso pelos objetos de arquitetura, escultura, pintura e material gráfico, ligando a história da saúde à história da arte em Portugal.

As visitas temáticas orientadas à exposição “800 Anos de Saúde em Portugal” decorrem no âmbito das celebrações do Ano Europeu do Património Cultural 2018 e têm como objetivo dar a conhecer um pouco mais sobre a história da saúde, das doenças e dos serviços e das instituições de saúde em Portugal. A participação nestas visitas, que têm uma periodicidade mensal e decorrem sempre a uma quarta-feira, entre as 15:00 e as 17:00, é gratuita, mas carece de inscrição prévia, através do correio eletrónico museudasaude@insa.min-saude.pt ou do telefone (+351) 217 526 479.

Desde abril 2017, o Museu da Saúde mostra-se nas instalações do seu futuro espaço-sede, no antigo Serviço de Neurocirurgia do Hospital de Santo António dos Capuchos, com a exposição “800 Anos de Saúde em Portugal”, que esboça um panorama cronológico e compreensivo da história da saúde em Portugal, desde a fundação da nacionalidade até à atualidade. A mostra é constituída por cerca de 400 peças, provenientes das coleções do Museu da Saúde e de acervos de instituições parceiras.

Programa de visitas temáticas

• 29 agosto | O Património Artístico da Saúde
  • 26 setembro | A Anestesia em Portugal
  • 31 outubro | Água, Saúde e Património