Microbiologia de Águas

06-01-2017

A necessidade de transmitir informação correta, assim como de obter resultados fiáveis e comparáveis enfatizam a importância da Garantia da Qualidade. Por outro lado, a participação em esquemas de Avaliação Externa da Qualidade constitui uma ferramenta imprescindível no âmbito do Controlo da Qualidade Analítica implementado no laboratório.

Em 1996, foi desenvolvido o EQUASE Project – Extension of Quality Assurance in Water Microbiology to Cohesion Countries, para implementação de um sistema de garantia da qualidade em Microbiologia de Águas, em sete Estados Membros da UE (Portugal, Espanha, Bélgica, Irlanda, Alemanha, Grécia e Itália). Em Portugal, estiveram envolvidos 38 laboratórios, tendo os Laboratórios de Microbiologia de Águas do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (Instituto Ricardo Jorge) sido líderes nacionais neste projeto.

Em 2000, tem início no Instituto Ricardo Jorge o “EQUASE – Programa de Garantia da Qualidade em Microbiologia da Água”, integrado numa rede europeia coordenada pelo então PHLS – Public Health Laboratory Service, de Newcastle.

A partir de 2009, o Instituto Ricardo Jorge passou a gerir o Programa Nacional de Avaliação Externa da Qualidade em Microbiologia de Águas, integrado num Programa mundial que conta com a participação de laboratórios de mais de 50 países coordenado pela Food and Environment Proficiency Testing Unit (FEPTU) da PHE de Londres (desde o dia 1 de abril de 2013, a Health Protection Agency (HPA) foi integrada na nova organização Public Health England – PHE).

Todos os “PHE EQA Schemes” estão acreditados pelo United Kingdom Accreditation Service (UKAS) de acordo com a ISO/IEC 17043: 2010 – Conformity assessment – General requirements for proficiency testing. Os ensaios interlaboratoriais organizados pelo Instituto Ricardo Jorge são aceites pelo Instituto Português de Acreditação (IPAC).

Estão disponíveis oito esquemas: Legionella Isolation Scheme, Legionella Molecular Scheme, Recreational and Surface Water Scheme, Drinking Water Scheme, Bottled and Mineral Water Scheme, Endoscope Rinse Water Scheme, Dialysis Water Scheme e Hospital Tap Water Scheme, desenhados para diferentes tipos de amostras de água, com diversos níveis de contaminação microbiana.

Documentos gerais para download:

 

Esquemas disponíveis:

  • Legionella Isolation Scheme
    Aconselhado a laboratórios que efetuam a deteção, enumeração e identificação de Legionella spp. (Legionella pneumophila e outras espécies do género Legionella) em amostras de água.
  • Legionella Molecular Scheme
    Aconselhado a laboratórios que efetuam a pesquisa de Legionella spp. (Legionella pneumophila e outras espécies do género Legionella), por métodos moleculares.
  • Drinking Water Scheme
    Apropriado para laboratórios que efetuam análise microbiológica de água para consumo humano. Inclui ainda a contagem de Pseudomonas aeruginosa.
  • Endoscope Rinse Water Scheme
    Para laboratórios que monitorizam a qualidade microbiológica da água utilizada na higienização de endoscópios. Engloba 3 distribuições, de 2 amostras em formato de lentícula (Lenticule®).
  • Dialysis Water Scheme
    Apropriado para laboratórios que monitorizam a qualidade microbiológica da água utilizada para a preparação de fluidos de diálise.
  • Hospital Tap Water Scheme
    Adequado a laboratórios que monitorizam a qualidade microbiológica da água colhida em ambiente hospitalar. Inclui apenas a contagem de Pseudomonas aeruginosa.

Reuniões Nacionais:

As reuniões nacionais realizam-se em Portugal, geralmente uma vez por ano e têm contado com a presença de elementos da FEPTU, da PHE. O objetivo desta Reunião é apresentar, analisar e discutir os resultados obtidos pelos participantes nacionais no contexto mundial, assim como contribuir para a formação dos técnicos dos laboratórios. Adicionalmente, constituem um ponto de convergência, de diálogo, de formação e de partilha de experiências, de preocupações e de responsabilidades, transversais aos laboratórios da área da Microbiologia de Águas. O número de participantes por laboratório é ilimitado.

Programa Final da 3ª Reunião INSA-PHE Food and Water EQA – 13 outubro 2017

Contactos: