JUNHO 2019

06-06-2019

Inalador. N.º de inventário: MS.03740.

Proveniência: Coleção Portuguesa de Anestesia Dr. Avelino Espinheira

Inalador de Éter de Ombrédanne, aparelho de origem francesa. Concebido pelo pediatra e cirurgião plástico Louis Ombrédanne (1871-1956) no início do século XX, era utilizado para administração de anestesia por inalação de éter, o qual era embebido em compressas ou feltros. O material era posteriormente colocado dentro da câmara metálica e a insuflação fazia-se pelo balão, habitualmente de bexiga de porco.

O inalador do Museu da Saúde foi fabricado pela Medicon, fundada em Tuttlingen (Alemanha) em 1941, e distribuído em Portugal pela Sano-Técnica, empresa criada em 1938 e especializada na comercialização de produtos hospitalares.

Pertence à coleção de Anestesia a qual integra mais de 1000 instrumentos, máquinas, objetos, livros e memorabilia vária, provenientes do antigo Museu Português de Anestesiologia, criado pelo Doutor Avelino Fortes Espinheira. Doada ao Museu da Saúde em 2016, pelos herdeiros deste médico-anestesista, a coleção retrata a história e a prática da anestesia nos contextos nacional e internacional.

imagem do post do JUNHO 2019