JULHO 2012

17-07-2012

Equipamento – [Máscara anti-gás] – N.º de inventário: MS.EQP.00352

Coleção: Malária

Fabricante: MSA – Mine Safety Appliances Co. (EUA), 1917

Máscara anti-gás destinada a eliminar os gases ou vapores nocivos, através de produtos químicos contidos na lata, os quais neutralizavam gases ácidos, amónia, fumo e pó.

Encontra-se acondicionada numa caixa onde, no interior da tampa, se encontra a brochura informativa sobre o modo de utilização da máscara.

Produzida pela MSA, empresa fundada em 1914 (Petersburgo – Flórida) pelo engenheiro de minas John T. Ryan com o objectivo de produzir equipamento de segurança para os mineiros. O aparelho foi criado em 1917 por John T. Ryan e pelo seu colega George H. Deike respondendo, desta forma, ao pedido do Exército Americano de equipar os mineiros que, através de túneis, colocavam explosivos nas linhas do inimigo.

Integra a coleção da Malária, exposta no Pólo Museológico do Museu da Saúde existente em Águas de Moura. Este núcleo dedica-se à divulgação do importante papel que o antigo Instituto de Malariologia desempenhou no combate à doença, atualmente Centro de Estudos de Vectores e Doenças Infecciosas Francisco Cambournac (CEVDI).

imagem do post do JULHO 2012