Joaquim Couto: “São necessárias mais medidas a nível nacional de promoção da saúde”

02-11-2018

O projeto-piloto da Câmara Municipal de Santo Tirso para uma alimentação saudável foi uma das iniciativas nacionais em alimentação saudável apresentadas na 11.ª Reunião Anual PortFIR, que decorreu nos dias 25 e 26 de outubro, em Lisboa, no auditório do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge. Este projeto-piloto insere-se no âmbito da Estratégia Integrada para a Promoção da Alimentação Saudável, que visa incentivar o consumo alimentar adequado e melhorar o estado nutricional dos cidadãos.

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Joaquim Couto, este programa “nasceu essencialmente da verificação de que as políticas de caracter municipal para a promoção da saúde não eram suficientes e dentro da autonomia municipal era necessário ir mais além, através de iniciativas práticas que envolvem a comunidade, a educação e a saúde”. O Programa Municipal de Lanches Saudáveis prevê que nas ementas das escolas, que integram os lanches e o almoço, constam alimentos como pão de centeio, fiambre de aves, frutos secos, ovo cozido, atum em água ou fruta, de acordo com a sazonalidade.

“No âmbito do plano municipal de saúde, a alimentação saudável é um dos capítulos mais importantes. Este programa implica um conjunto transversal de iniciativas locais, algumas em complementaridade com iniciativas ao nível nacional, outras com intuições e associações do município e outras da nossa exclusiva responsabilidade, como é o caso dos pagamentos de vacinas que não fazem parte do PNV e o desporto sénior”, explica Joaquim Couto. “Estamos há já dois anos a implementar este projeto, que implica muitas medidas e iniciativas que envolvem toda a comunidade”, acrescenta

Joaquim Couto considera ainda que apesar da importância de iniciativas locais e regionais, a promoção da saúde e prevenção da doença necessita de “mais medidas a nível nacional de promoção da saúde”. “Estes programas têm que ser de carácter nacional e há de haver uma maneira de pôr os municípios, o Estado e todas as instituições ligadas direta ou indiretamente à Saúde a puxar para o mesmo lado”, conclui.

A 11.ª Reunião Anual PortFIR foi dedicada ao tema “Partilhar e Cooperar para uma Alimentação Saudável”. A edição deste ano foi também comemorativa do 10º aniversário da criação do Programa PortFIR, que visa otimizar a utilização de recursos, criando um sistema para atualização e manutenção sustentável de bases de dados nacionais e de qualidade reconhecida sobre composição de alimentos, contaminação de alimentos e consumos alimentares.

imagem do post do Joaquim Couto: “São necessárias mais medidas a nível nacional de promoção da saúde”