João Lavinha em entrevista ao programa “Raio X” do canal de televisão S+

24-01-2019

João Lavinha, investigador do Departamento de Genética Humana (DGH) e antigo diretor do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, foi o convidado de uma das mais recentes edições do programa “Raio X” do canal de televisão S+. Em entrevista conduzida pela jornalista Ana Sousa Dias, o atual responsável pela Unidade de Investigação e Desenvolvimento do DGH aborda diversos temas, que vão desde o início da sua carreira até ao seu interesse “súbito” pela genética humana, mas não só.

Farmacêutico e licenciado em Química pela Universidade de Lisboa e mestre em Ciências Biomédicas pela Universidade de Glasgow, João Lavinha foi diretor do Instituto Ricardo Jorge entre 2000 e 2004, tendo recebido, em 2017, por ocasião do Dia Mundial da Saúde, a Medalha de Ouro dos Serviços Distintos do Ministério da Saúde. Entre 2005 e 2012, integrou o Conselho Nacional do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e desde 2016 é membro da Comissão Interministerial da estratégia Integrada para as Doenças Raras (2015-2020) e da Comissão de Ética para a Investigação Clínica.

Dos interesses científicos de João Lavinha fazem parte o controlo da doença genética na comunidade, o diagnóstico pré-natal e a biologia e epidemiologia molecular de doenças genéticas raras, em particular, hemoglobinopatias, coagulopatias e fibrose quística e doenças associadas. Patologia do desenvolvimento sexual, genética da suscetibilidade a doenças e a variação genética normal nas populações lusófonas são outras das suas áreas de interesse, assim como a genómica e a saúde pública e a exploração da interface ambiente/saúde.

O canal S+ é um canal de televisão temático com produção e conteúdos dedicados à Saúde e Bem-Estar, disponibilizando programas de produção própria mas também documentários e programas estrangeiros dedicados às mais diversas vertentes da saúde e do bem-estar. O programa “Raio X” consiste numa entrevista de fundo a um profissional na área da saúde com uma carreira de prestígio e reconhecido mérito, onde através de uma conversa descontraída e informal se procura traçar o perfil humano dos entrevistados e das suas histórias de vida.

Para a assistir à entrevista de João Lavinha, clique aqui.

imagem do post do João Lavinha em entrevista ao programa “Raio X” do canal de televisão S+