JANEIRO 2018

03-01-2018

Metrónomo. N.º de inventário: MS.00963.

Medidas: Alt. 24,00cm x Larg. 11,00cm x Prof. 11,00cm
Coleção: Camilo Cardoso

Fabricante: EAP – Établissements d´Applications Psychotechniques (França)
Distribuidor: PSICO – Centro de Estudos e da Difusão em Psicologia, Lda. (Portugal)
Incorporação: Doação da Associação de Antigos Alunos da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa

Metrónomo, de caixa piramidal com base quadrangular. Contém um pêndulo constituído por uma haste com um peso móvel, fixa na parte inferior. Este, deslocando-se da direita para a esquerda, indica determinados andamentos. Com graduação numérica, a haste, tem variantes de andamentos de 40 a 208 BPM (batidas por minuto). Contém ainda uma chave para dar corda, na face lateral direita da pirâmide, uma vez que se move mecanicamente.

Na face frontal do objeto apresenta duas etiquetas: “EAP / Ets D´Aplications Psychotecniques / 6, bis, Rue André Chénier / 92 – Issy-les-Moulineaux / France” e “Psico – Centro de Estudos e de Difusão em Psicologia, Lda. / aparelhos e teste psicotécnicos / R. Luís Pastor de Macedo, lote 29 – Lisboa 5”.

Uma das finalidades desse artefacto era marcar o tempo, ou seja, o andamento da música, através de um clique auditivo. No contexto da coleção Camilo Cardoso, era utilizado no âmbito de testes psicotécnicos. Foi doado pela Associação de Antigos Alunos da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, em abril de 2010.

imagem do post do JANEIRO 2018